Background

Escola Profissional Mariana Seixas

História

A Escola Profissional da Fundação Dona Mariana Seixas, hoje com a designação Escola Profissional Mariana Seixas, foi criada ao abrigo do Decreto-lei n.º 04/98 de 08 de Janeiro, em 07 de Outubro de 1999 com Sede em Viseu e uma delegação em Castro Daire. A Escola Profissional é uma instituição de natureza privada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e pedagógica nos termos da lei.
Como Escola Profissional financiada por fundos públicos nacionais e comunitários a EPMS é uma entidade prestadora de Serviço Público de Educação e Formação.
A EPMS tem como missão no seu Projeto Educativo:
"Proporcionar um serviço público de educação de qualidade, formando jovens autónomos, criativos e responsáveis, assente em valores como o trabalho, o rigor, a versatilidade e a responsabilidade. A formação de qualidade é o nosso valor acrescentado reconhecido por todos."  

Projeto Educativo

O Projecto Educativo da EPMS tem como objectivos gerais:

1. Proporcionar uma via alternativa de ensino, cuja conclusão permite, quer uma certificação de Nível IV da União Europeia, quer o prosseguimento de estudos.

2. Oferecer percursos qualificantes de Educação/Formação que permitam a reorientação de percursos formativos a jovens em risco de insucesso e abandono escolar sem qualificação académica e profissional, proporcionando-lhes a possibilidade de obterem uma certificação profissional de nível II ou IV da U.E. e uma equivalência a habilitações académicas de nível básico ou secundário.

3. Garantir uma formação de qualidade aos jovens nas vertentes humana, científica e técnica, capaz de os integrar na vida ativa e/ou prosseguimento de estudos.

4. Facultar aos alunos uma sólida formação profissional, através da promoção do trabalho em equipa e do contacto com o mundo do trabalho, designadamente através da realização de estágios.

5. Participar na tarefa de requalificação e certificação de adultos ativos ou desempregados em busca de reconversão profissional.

6. Criar, desenvolver e manter formas de colaboração com entidades do tecido socioeconómico, com vista à concretização de projetos de formação de indivíduos qualificados que respondam às necessidades do desenvolvimento integrado da região. 

Corpo Docente

Um corpo docente jovem, dinâmico e altamente qualificado sendo mais de 95 % detentores de profissionalização para o Ensino Secundário, quer nas áreas de Formação Sociocultural e Científica quer nas áreas Técnicas e Práticas e mantendo uma parte significativa ligações direta ao Mundo Empresarial. Destes docentes/formadores, perto de duas dezenas são detentores de Mestrados ou pós-Graduações concluídos ou em fase conclusão.

image

Missão

"Criar, desenvolver e manter formas de cooperação com entidades do tecido sócio-económico e autoridades educativas que conjugadas com o empenhamento da comunidade escolar permitam a concretização de projectos que formem técnicos competentes que sejam simultaneamente cidadãos conscientes, responsáveis e participativos na comunidade."